domingo, março 06, 2005

O Pior do Brasil é o Brasileiro

Imaginem o território brasileiro sem nós, os brasileiros: praias lindas e limpas, verde para todos os lados, tranqüilidade, fauna exuberante. Tudo do bom e do melhor, com uma fartura que só florestas como a da Amazônia e a Mata Atlântica poderiam proporcionar. Agora pensem como nós deixamos essas terras: praias sujas, água do mar poluída, desmatamento, assaltos, trombadinhas, tráfico de animais silvestres, políticos. Políticos! Quando pensamos no Brasil sem nós criamos a imagem do filme A Lagoa Azul, sem os europeus malvados nem o casalsinho idiota. Já reproduzindo as cenas da nossa pátria povoada imaginamos algo Cidade de Deus (ohh) ou algum filme pré-apocalíptico hollywoodiano. Sem os brasileiros o Brasil seria a tradução da palavra paraíso. Com nós, a representação fiel do inferno.

Image hosted by Photobucket.com

Todos os dias vemos nos noticiários tragédias urbanas nacionais, como assaltos, tiroteios, corrupção, eleição da presidência da câmara e por aí vai. Chegamos a um estado tão ridículo de humanidade que nem nos chocamos mais com algum assassinato ou escândalo de nossos governantes. O brasileiro já está protegido contra essas bobeirinhas. Hoje tem que ser algo faraônico para nos prender a atenção; não são suficientes balas perdidas, elas têm que acertar umas 20 criancinhas para ganharem notoriedade.

E faraônicas eram as riquezas minerais brasileiras até que demos conta de sugá- las. É difícil acreditar, mas um dia o Brasil foi um país rico. Mas nós conseguimos detonar o ouro, cortar o pau-brasil, queimar a Amazônia, industrializar a Mata Atlântica, jogar bosta no Atlântico ... se existe uma coisa que nós fazemos bem é nos auto- destruir.

Também somos geniais na arte de escolher o caminho mais fácil, e não menos preguiçoso, para resolvermos nossos problemas. O jeitinho brasileiro conseguiu se tornar mais famoso que o american way of life. Até criamos nosso próprio código de leis, separando aquelas que devemos seguir daquelas que são "desrespeitáveis".

Image hosted by Photobucket.com

Mas ainda podemos salvar o Brasil, se tivermos dignidade, claro. Devemos separar nossa miscigenada população e rumarmos de volta a nossas raízes. Catarinenses para a Alemanha, descendentes de Portugal regressarem para a terrinha e índios re-atravessarem o estreito de Bering e caçar o caminho da África. Nem precisamos nos preocupar em deixar a casa em ordem, o tempo fará isso pela gente. Com o tempo as matas vão retomando seu lugar, as árvores vão crescendo outra vez, os rios vão ficando limpos... aí sim vamos dizer com orgulho: um dia moramos no paraíso!

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi! Tudo bom? Nossa, assim que eu abri seu blog comecei a rir "O pior do Brasil é o brasileiro", mas após ler toda a matéria percebi que é verdade, o Brasil seria realmente um paraíso se não fosse pelos nossos atos impensados, pela nossa arrogância e pela falta de cuidados, mas como não é possível voltar ao início de tudo, temos que nos conformar e rezar para que tudo não piore, e nos deixe mais necessitados de recursos do que já estamos, ou que a situação chegue a um ponto tão extremo que não nos preocupemos mais com todas as atrocidades cometidas nesse mundo tão selvagem. Claro que é preciso avaliar o que temos de bom também, mas para isso é necessário refletirmos o que não está bom para mudarmos enquanto há
tempo...
Acho que é isso, um super beijo.

6/3/05 16:57  
Blogger Arthur said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

6/3/05 23:29  
Blogger Arthur said...

Sim, já vi essa história!
"Pq então não da certo?!"
Abrass!

6/3/05 23:30  
Anonymous Anônimo said...

Kra... essa matéria é show..... mto boa mesmo e mostra o lado verdadeiro dessa propraganda enganosa que estamos vendo....nós somos o pior do Brasil mesmo...."Autodestruir" heheh... isso é a cara do povo brasileiro....

Ficou 10 mesmo.... parabéns..... fui

8/3/05 00:38  
Anonymous Anônimo said...

Corrigindo: "propaganda"

8/3/05 00:40  
Anonymous Anônimo said...

Ah cara... ler essas coisas desanima um pouco o espírito nacionalista mas não o mata. Eu acredito no Brasil e vou continuar acreditando mesmo com essas dificuldades que nós mesmo, brasileiros, criamos...
Abraços

8/3/05 14:07  
Anonymous Anônimo said...

Oi querido!!!!
oh!concordo em partes com vc...pois tem muita,muita,muita gente mesmo q estraga o nosso Brasil...+ pensa aki comigo:o q seria do Brasil sem MIM!!!!!!
hehehehehe
Eu sou uma das maravilhas do país...heheheheheheheh
bjão

13/3/05 15:30  
Anonymous Anônimo said...

oI Angelo!!!Nossa que saudades..esse é meu grande amigo que está sempre por dentro de tudo..Parabéns pelo seu blogger..beijoss.

19/3/05 21:14  
Anonymous Anônimo said...

oi angelo!!parabens pelo seu blogger,como sempre esta por dentro de tudo..sabe tenho saudades de vc..te adoro muito...beijos..se..cuida

19/3/05 21:24  

Postar um comentário

<< Home