sábado, fevereiro 19, 2005

O menino que sobreviveu

Bom, faz um tempo que eu pedi para uma grande amiga minha escrever um texto sobre o Harry Potter, assunto que ela entende de a a z e eu simplismente conheço nada. Ela atendeu meu pedido na hora mas eu fiquei enrolando a postagem. Então, primeiro eu quero pedir desculpas pela demora para ela, e segundo, agradecer a sua boa (eu diria ótma) vontade. Ah, o nome dela é Suzanne. Muito obrigado mesmo.

Falar de Harry Potter é um assunto que leva aos extremos, alguns não podem ouvir falar, outros já amam... a história de Harry é bem mais complexa do que mostram os filmes, que como sempre não são totalmente fiéis aos livros. Estes sim nos passam as emoções e claro, informações necessárias para realmente gostarmos e apreciarmos a complexidade da história desse bruxinho.

O primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, nos conta a história do primeiro ano de Harry em Hogwarts, a escola de magia. A escritora J.K. Rowling soube misturar aventura, ficção e drama numa história que é simplesmente fascinante. Harry é criado por trouxas (pessoas que não são bruxas) até os seus 11 anos: seu tio Válter, tia Petúnia e o filho deles Duda Dursley, que cá entre nós é o pior primo que poderia existir na face da Terra, já que perseguiu Harry durante toda sua vida, além do fato de seus tios lhe darem para vestir as roupas velhas de Duda e seu quarto ser o armário embaixo da escada.

Bom, o pior de tudo vem agora. Harry passou sua vida sem saber sua verdadeira identidade, acreditando que seus pais haviam morrido num acidente de carro, enquanto na verdade Lílian e Tiago Potter haviam sido brutalmente assassinados pelo bruxo das trevas mais perverso e mais cruel de todos os tempos: Lord Voldemort. Assim seria sua sina também, se Lílian não tivesse morrido para salvar seu filho daquele-que-não-deve-ser-nomeado, como muitos o preferem chamar com medo da simples pronúncia de seu nome.

Neste primeiro ano Harry descobre magias, feitiços, inimigos, quadribol (o esporte mais espetacular que poderia ser inventado, é jogado por sete pessoas, cada uma com sua função, mas todos ficam suspensos no ar com suas vassouras, atirando a goles ou defendendo os balaços ou ainda procurando o pomo de ouro, função do nosso querido bruxinho) e claro, muitos amigos e pessoas que se importam com ele, como Rony e Hermione, seus melhores amigos, ou Dumbledore, diretor da escola, e Hagrid, guarda-caça e guardador das chaves de Hogwarts (dono de um indiscutível e estranho gosto por criaturas selvagens; seria mais estranho se não soubéssemos que em suas veias há sangue de um gigante).

Vive cinco anos de lutas e emoções, lutando contra Voldemort, descobrindo os prazeres do espelho de ojesed, enfrentando dementadores, produzindo seu próprio patrono (com apenas 13 anos de idade), descobrindo paixões como Cho Chang e se aventurando intensamente numa escola totalmente fantástica, com escadas que mudam de lugar, quadros que se mexem e com fantasmas por todos os lados (isso sem falar sobre os bichos-papão, os vampiros e várias outras criaturas sensacionais, como Dobby, o elfo doméstico mais fofo que se pode imaginar).



J. K. não poupa criatividade e a cada livro nos surpreende cada vez mais, com histórias que mexem com a nossa imaginação e nossa criatividade chegando ao ponto de nos fazer confundir ficção e realidade (parece ridículo, mas é a pura verdade! Experimentem ler cada um dos cinco livros três vezes!).

Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Harry Potter e o Cálice de fogo e Harry Potter e a Ordem da Fênix; essa é a distribuição dos livros que já foram lançados (além do já citado Harry Potter e a Pedra Filosofal) e J. K. Rowling já revelou o título do sexto livro: Harry Potter e o Príncipe Mestiço. A única revolta é que aqui no Brasil o livro só chega em Dezembro... até lá, só expectativas.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi, como não poderia deixar de ser, eu sou a primeira a comentar!! Olha você não tem que pedir desculpas por nada, eu que tenho que agradecer pelo convite, me senti muito honrada de poder escrever pro seu blogger, que por sinal é muito divertido e criativo!
Um beijão pra você, te adoro muito...

19/2/05 18:43  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

19/2/05 18:43  
Anonymous Anônimo said...

Angelo!! 0x0 entao pq eu tb num sei nadaaa de Harry Potter (nem sei se é assim q escreve...heheh)
Bjinhuuuss

19/2/05 18:50  
Blogger KK said...

Bem, eu gosto da série HP, apesar de achar uma literatura pobre, mas é tão gostosinho de ler, que eu esqueço o exagero de detalhismo da escritora, além dela ter feito um ctrl+c e ctrl+v de outras obras. Os filmes são bacaninhas e o último é ótimo. Só um probleminha: já tou vendo que o último livro vai ser uma Bíblia hehe...

20/2/05 10:11  

Postar um comentário

<< Home